PrEP e PEP

O que é PrEP?

PrEP é a sigla usada para denominar Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; consiste num método de prevenção à infecção por HIV, pela utilização de antirretrovirais por pessoas que se encontram vulneráveis ou expostas ao vírus.

A PrEP é a combinação de dois medicamentos antirretrovirais em 1 só comprimido (Tenofovir e Entricitabina), deve ser tomado diariamente e atua diretamente no vírus, impedindo a entrada nas células e a multiplicação, sendo eficaz na prevenção da infecção do HIV e desenvolvimento da doença.

Indicada para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV por algum motivo, ou que frequentemente deixam de usar preservativo em suas relações sexuais.

É importante que mesmo com a PrEP, seja utilizada camisinha nas relações sexuais, pois esse medicamento não previne a gravidez e nem a transmissão de outras infecções sexualmente transmissíveis.

É imprescindível a recomendação e indicação do tratamento pelo médico infectologista.

O que é, para que serve e quando tomar?

PEP é uma combinação de medicamentos antirretrovirais capaz de inibir a multiplicação do vírus e a sua entrada nas células, devendo ser usado apenas com orientação médica. O tratamento tem a duração de 28 dias.

Indicado nos casos em que houve um comportamento de risco; relação sexual sem camisinha, acidentes com materiais perfurocortantes, sendo mais comum em profissionais de saúde que trabalham diretamente com amostras de sangue.

Deve ser usado apenas em situações específicas, não devendo ser tomado rotineiramente para evitar a infecção de HIV após situações de risco.

Ainda não se conhecem os efeitos relacionados com o uso contínuo e regular da combinação desses medicamentos.